Assim como outros veículos, os VANTs também precisam ter seguros. Você sabia disso? Alguns anos se passaram desde que a criação da legislação de drones no Brasil foi criada, mas ainda é muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre as regras de uso dessa máquina no país ou se quer que seja necessário ter seguro para drones.

Tipos de seguro para drones

Existem diferentes tipos de seguro para drones, mas há um em especial que é obrigatório para os drones profissionais. Além dessa obrigatoriedade, é imprescindível contar com os seguros de VANTs, já que são equipamentos que têm um custo considerável por sua alta tecnologia e outros diferenciais. 

Contratar seguro para drones é como ter uma proteção reforçada contra diversos acidentes e transtornos. 

Dessa forma, os proprietários evitam ter que arcar com prejuízos em casos de imprevistos – além de assegurar a proteção de terceiros no momento de manuseio do equipamento, caso algo aconteça e atinja pessoas ou objetos (como carros e outros). 

Seguro para drones obrigatório

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) obriga qualquer pessoa que utilize drones com finalidades profissionais com peso acima de 250g a contratar o seguro de drones básico: “É obrigatório possuir seguro com cobertura contra danos a terceiros nas operações de aeronaves não tripuladas de uso não recreativo acima de 250g (exceto as operações de aeronaves pertencentes a entidades controladas pelo Estado). – Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial – RBAC–E nº 94 da ANAC”

Este regulamento está falando sobre o seguro para drones RETA, que é obrigatório para qualquer tipo de voo profissional ou comercial no Brasil.

Isso significa que voar com a aeronave sem um seguro é contra a Lei, o que pode causar transtornos nas esferas civil, administrativa e penal. Essa obrigatoriedade serve para todas as aeronaves, e não apenas para os drones.

Esse seguro cobre eventuais danos pessoais e/ou materiais causados a terceiros em solo – como pessoas, bens móveis e imóveis e animais. 

Também é uma opção para garantir segurança em casos de danos a outras aeronaves (provocados por abalroamento ou colisão).

O problema é que essas aeronaves podem sofrer os mais diversos tipos de danos, e o seguro RETA cobre apenas os prejuízos provocados a terceiros durante a realização de algum serviço/operação com drone (não cobre danos ao seu equipamento caso algo aconteça). Por isso, é conhecido por ser um seguro básico. 

Proprietários que desejam coberturas para o equipamento e reforçar a proteção do VANT, ou evitar custos extras com imprevistos, devem contratar o seguro Casco. Este é à parte e não obrigatório. 

Acompanhe!

Seguro Casco para drones

O seguro de Casco para drones é opcional, mas altamente recomendado. Esta opção garante a indenização pelos prejuízos decorrentes de acidentes, qualquer que seja a causa (desde decolagem, problemas durante o voo e pouso). 

Até mesmo os atos danosos praticados por terceiros ocorridos com o equipamento e seus acessórios quando estão instalados podem entrar na lista de cobertura do seguro Casco.

Também cobre transtornos causados por quedas, colisão, fly away e indenizará até mesmo em casos de roubo. 

Notavelmente é um plano mais completo e digno de tranquilizar os proprietários de drones durante os serviços realizados com seus equipamentos.

Como dissemos, são equipamentos de alto valor, por isso, é importante protegê-los. Caso quebrem e precisem de novas peças, o valor do conserto pode ser muito alto, causando algum prejuízo e gastos (que poderiam ser evitados) ao proprietário.

A questão que resta é: como contratar seguro para drones? Entenda!

Como contratar seguros de drones?

Com estas informações, fica evidente a importância de ambos os seguros. A questão que resta é: como contratar apólices como essas? Por ser um assunto novo para muitos, essa dúvida é comum. 

Mas encontrar esses seguros é muito simples! Para contratar o seguro RETA para drones é preciso apenas fazer a solicitação à alguma seguradora. Já para o seguro Casco, o proprietário também precisa encontrar uma corretora. 

Neste caso, a aeronave precisa estar homologada na Anatel e cadastrada na ANAC. Ah! Não se esqueça que será necessário apresentar a nota fiscal de compra do equipamento.

Fonte: modelismobh